Nova diretoria do Sindicato dos Rodoviários toma posse na sexta-feira

Toma posse nesta sexta-feira, às 18h, no Salão Nobre da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a nova diretoria do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Município do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio).

De acordo com Sebastião José, vice-presidente do sindicato, a meta principal do sindicato será a de melhorar as condições de trabalho desses profissionais, já que as empresas ignoram totalmente a existência das leis trabalhistas.

"Infelizmente é imputado a esses profissionais toda a sorte de cobrança e responsabilidade, quando na verdade eles apenas cumprem a determinação das empresas. A história agora diz respeito à exigência das empresas de ônibus em cobrar dos motoristas as multas de trânsito. Isso é um absurdo", disse.

Sebastião acredita que, com a regulamentação da profissão, as empresas tenham um pouco mais de respeito pela categoria, já que as regras sancionadas valem para os profissionais que atuam no transporte de passageiros e de cargas. 

Elas garantem um descanso mínimo de 30 minutos a cada 4 horas de trabalho, além de estabelecer intervalo mínimo de uma hora para refeição, repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 35 horas.

"Pela nova lei, os motoristas profissionais têm ainda garantidos o acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional, atendimento de saúde, isenção de responsabilidade por prejuízos patrimoniais causados por terceiros", explicou.