Seop realiza ação contra a desordem durante Revéillon em Copacabana

Até o momento, a operação contra a desordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, no Revéillon 2013 na Praia de Copacabana, apreendeu com ambulantes irregulares e com ambulantes autorizados que deixavam produtos expostos nas calçadas: 75 toneladas de mercadorias e estruturas (bebidas, sacos de biscoitos, peças de vestuários, isopores, carrinhos para transporte de produtos, cadeiras e churrasqueiras, entre outros itens), na orla de Copacabana e do Leme.

A fiscalização desmontou 113 barracas de camping montadas nas areias de Copacabana e do Leme. Dois quiosques (um em Copacabana e outro no Leme) foram autuados em cerca de R$ 590,oo cada, por expandir com cercadinhos na areia sua área além do que era permitido. 

Um trabalho de orientação junto aos banhistas que estavam próximo ao espelho d'água evitou a prática de 43 jogos de altinho e de frescobol, uma pipa com cerol e a presença de quatro cães na areia de Copacabana. Os agentes ajudaram três crianças perdidas a encontrarem seus responsáveis.

Desde as 18h do dia 30 de dezembro até o momento, a fiscalização rebocou 96 veículos e multou 620 por estacionamento irregular em Copacabana e no Leme.   

"O objetivo das ações implementadas pela Prefeitura do Rio durante esta virada do ano na Praia de Copacabana é proporcionar mais organização e segurança para o público presente. É possível comemorar e se confraternizar sem que isso comprometa o ordenamento do espaço público durante o maior Réveillon do mundo", disse Alex Costa, secretário da Ordem Pública.

Desde a noite de sexta-feira, 28 de dezembro, a Secretaria Especial da Ordem Pública, com o apoio da Guarda Municipal, vem realizando ações preventivas na orla para impedir irregularidades como: acampamentos em área pública, que barraqueiros montem depósitos de mercadorias na areia, façam pernoite com estruturas na praia e o estacionamento irregular. 

A ação, que é parte do planejamento especial da Seop para o Réveillon 2013 em Copacabana, multou 29 barraqueiros autorizados por pernoitarem com estruturas nas areias. Foram apreendidos com ambulantes: 977 bebidas diversas, 245 espetinhos de queijo coalho e camarão, 166 peças de vestuário, 89 cadeiras de praia, 40 guarda-sóis, 11 botijões de gás, 11 guarda-chuvas, duas mesas, 53 chapéus, cinco fogareiros, 36 óculos e seis tabuleiros. Durante a fiscalização preventiva, foram desmontadas 45 barracas de camping que estavam nas areias das praias de Copacabana e Leme.

Neste dia 31 de dezembro, a fiscalização também ocorreu no restante da orla. Nas Praias de Ipanema, Leblon, Barra e Recreio, um trabalho de orientação junto aos banhistas que estavam próximo ao espelho d'água evitou a prática de 150 jogos de altinho e de frescobol, 13 pipas com cerol e a presença de 44 cães nas areias. Foram apreendidos com ambulantes não autorizados: 120 anéis, 50 espetinhos de camarão, 48 brincos, 11 pulseiras, nove guarda-sóis, uma barraca árabe, uma mesa, um pedestal e 2 kg de fogos. A fiscalização na orla do Leblon, Ipanema, Barra e Recreio multou 525 veículos por estacionamento irregular.