Rio conquista 43 medalhas na etapa nacional das Olimpíadas Escolares

O Rio de Janeiro conquistou 43 medalhas na etapa nacional das Olimpíadas Escolares categoria B (entre 15 e 17 anos), que terminou neste sábado (8) em Cuiabá. Foram 17 ouros, 14 pratas e 12 bronzes. As quatro últimas vitórias vieram nos esportes coletivos: a equipe feminina de basquete, representada pelo colégio ADN Master, ficou com o ouro; no masculino, a equipe representada pelos alunos do Colégio Estadual Antônio Maria Teixeira ficou com a prata; e handebol levou dois bronzes, com o CAP Paulo Gissoni (no feminino) e Santa Mônica Centro Educacional (no masculino).

A natação foi a modalidade mais vitoriosa, com 20 medalhas conquistadas (8 de ouro, 9 de prata e 3 de bronze). Os destaques individuais são Luiz Altamir, com 3 medalhas de ouro (nos 100m e 200m livre e revezamento 4X100m livre) e 2 de prata (100m borboleta e revezamento 4X100 medley); Leonardo Santos, com 2 ouros (200m medley e revezamento 4X100m livre) e 3 pratas (50m e 100m costas e revezamento 4X100m medley); e Nathalia Almeida, com 2 ouros (50m livre e 200m medley), 2 pratas (revezamento 4X50m medley e 4X100m livre) e 2 bronzes (100m borboleta e revezamento 4X100m medley).

O judô conquistou seis medalhas para a delegação do Rio de Janeiro: uma de ouro (Victória Tibúrcio), três de prata e duas de bronze. O atletismo foi responsável por cinco medalhas: uma de ouro (Júlio Cesar de Oliveira, nos 110m com barreira), uma de prata e três de bronze. O vôlei de praia conquistou uma dobradinha inédita: ouro no masculino, com a dupla Antonio Affonso e Matheus Domingos, e no feminino, com a dupla Paula Hoffmann e Luisa Domingues. Esta é a primeira vez que o vôlei de praia participa das Olimpíadas Escolares. Eles são alunos do Centro Educacional da Lagoa (CEL), que conquistou a dobradinha para o Rio de Janeiro também na quadra, com ouro nas provas masculina e feminina. Os outros ouros foram para o taekwondo (Gabriel Silva) e futsal (Colégio Percepção).

Oito atletas do Rio de Janeiro vão representar o Brasil em competição na Austrália

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) selecionou 52 atletas para representar o Brasil em Festival Olímpico na Austrália, que será realizado no início de 2013. Oito são do Rio de Janeiro: Victória Tibúrcio (judô), Júlio Cesar de Oliveira e Renan Cazuza (atletismo), Nathalia Almeida, Letícia Odorici, Matheus Santana, Luiz Altamir e Leonardo Santos (natação).

Durante duas semanas, cerca de quatro mil jovens atletas, de 26 estados, do Distrito Federal e uma delegação do Reino Unido, disputam medalhas em 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.