Curso de policiamento em estádios capacita 80 PMs até fevereiro

O Grupamento de Policiamento em Estádios (GEPE) inicia nesta segunda-feira (10) a etapa teórica do primeiro curso de Policiamento em Praças Desportivas da Polícia Militar. Realizado em parceria com a Federação de Futebol do Rio, as aulas irão preparar policiais não só para a atuação em campeonatos regionais, mas também para os grandes eventos. 

A parte teórica do curso vai abordar temas como Planejamento Operacional para Campeonatos Internacionais, Riscos de Segurança, Gerenciamento de Crises, entre outros assuntos. 

De acordo com o comandante do GEPE, tenente-coronel João Fiorentini, a previsão é que 80 PMs sejam formados até fevereiro de 2013. A capacitação terá duração de seis semanas.

 As aulas práticas sobre Utilização de Armamento Químico, Munição Controlada e Método de Defesa Policial, entre outros temas, foram iniciadas na última segunda-feira (3/12). A formação será continuada, segundo Fiorentini. Todos os 206 policiais do GEPE passarão pelo curso.

O GEPE foi apontado recentemente em seminário patrocinado pelo Ministério dos Esportes, realizado em São Paulo, que contou com a participação de torcidas organizadas de futebol de todo o Brasil, como sendo a melhor unidade brasileira de policiamento em estádios.