Praia Vermelha recebe mutirão de educação ambiental

A Rede de Educação Ambiental Marinha (REAMAR) promove neste sábado (08), a partir das 9h, na Praia Vermelha, a última edição do ano do grande mutirão de educação ambiental e de limpeza do mar, com o intuito de sensibilizar os frequentadores e banhistas sobre a importância do uso sustentável das praias e evitar o despejo de lixo nas areias e no mar.

O Inea é representado pela Gerência de Educação Ambiental (Geam), que leva para a praia as oficinas de compostagem e reutilização de material reciclável. Além de participar efetivamente do mutirão de limpeza na areia junto com os voluntários e sensibilizar os banhistas sobre a importância de manter a praia limpa.

Esta é a última ação do Projeto REAMAR, que realizou o mutirão uma vez por mês desde agosto, nas praias Vermelha e da Urca. Durante os últimos mutirões foram retirados cerca de 150 kg de lixo do mar e da areia. As atividades contaram com a participação de diversos voluntários, que além de recolherem lixo das areias, também alertaram os banhistas sobre o cuidado com o meio ambiente. 

A Praia Vermelha é uma das praias que fazem parte do programa de saneamento Sena Limpa, desenvolvido pela Sea/Inea, que visa à despoluição de seis das principais praias do Rio até 2014. As obras de recuperação ambiental e despoluição da Urca estão previstas para acontecer em outubro de 2013.