Prefeitura apresenta imagem oficial do Rio na Copa do Mundo de 2014

A Prefeitura do Rio apresentou neste domingo (25) a imagem oficial que vai representar o Rio de Janeiro na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O pôster, escolhido através de concurso nacional com 59 inscritos, foi exibido antes da partida entre Botafogo e Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio João Havelange, no Engenho de Dentro. O grande pôster com a imagem oficial ficará em exibição no lado de fora do Engenhão, onde poderá ser visto por todos os cariocas. O Rio de Janeiro receberá sete partidas da Copa do Mundo de 2014, incluindo a grande final.

A imagem do Rio na Copa foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, da Modo Design e Informação, empresa vencedora do concurso nacional que escolheu o símbolo da cidade na competição. O pôster representa a essência do carioca, “ que se move no ritmo do mar, e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol (...) Será impossível não sentir a vibração e o ritmo da música em tudo que o cerca. Quem conhece o carioca de verdade logo percebe que é dele que o Rio de Janeiro é feito”. Em segundo e terceiro lugares ficaram João Paulo Pereira e Marcelo Fonseca da Rocha.

Desde 2006, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) permite que cada cidade-sede crie seu próprio desenho. Para prestigiar os profissionais brasileiros, a Prefeitura do Rio optou pela realização de um concurso nacional, coordenado pela Empresa Olímpica Municipal e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, e aberto para profissionais e empresas da área de design. O concurso foi lançado no dia 4 de julho, e contou com 59 participantes. Com o maior prêmio para concursos de cartazes no Brasil, o primeiro colocado receberá R$20 mil; o segundo, R$ 15 mil; e o terceiro, R$ 10 mil.

O júri foi composto por sete integrantes: a assessora de Eventos Técnicos da Empresa Olímpica Municipal, Barbara Bretas Pomeraniec; a Gerente do Centro Carioca de Design, Paula Camargo; a representante da Fifa Luiza Iglesias, e os designers Rico Lins, Bruno Porto, Chico Homem de Melo e Ricardo Leite. Os vencedores foram escolhidos com base nos seguintes critérios: criatividade, viabilidade técnica, conceito, originalidade da proposta, impacto visual e qualidade estética e clareza da comunicação. O projeto vencedor será encaminhado para aprovação da Fifa.

Segundo justificativa do júri, “vibrante, o pôster expressa e energia do Rio, o jeito ‘moleque’ e descompromissado de jogar futebol, com alegria, espontaneidade e arte. As cores intensas em ondas sucessivas remetem à natureza exuberante e à paixão carioca pelo futebol. O pôster sugere, ainda, um diálogo com elementos marcantes da arte moderna brasileira. De leitura imediata e de fácil assimilação pelo grande público e pela comunidade internacional, o impacto gráfico do cartaz adequa-se bem às mídias urbanas e aos diversos suportes que serão utilizados na divulgação do evento”.