Rio sobe oito posições no ranking do Índice de Transparência

O Rio subiu oito posições no ranking do Índice de Transparência e está ocupando em 2012 o 4º lugar geral entre todos os estados brasileiros. O Índice de Transparência avalia a disponibilidade de informações orçamentárias e financeiras das 27 unidades federativas do país e foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo site Contas Abertas.

O Rio foi um dos três estados que mais subiram de posições, passando do 12º lugar, em 2010 (na primeira edição do Índice), para a 4ª posição neste ano. O esforço da Secretaria de Fazenda - que administra o Portal de Transparência do Estado do Rio - foi no sentido de prestar melhor serviço aos cidadãos fluminenses, incluindo a criação de um portal especifico para postagem das informações solicitadas pela Lei 131, de 2009, e o investimento realizado no sistema de busca, que hoje possibilita pesquisas conforme os requisitos definidos pelo próprio usuário.

A nota final do Índice de Transparência é composta pelo trinômio: Conteúdo, Sistematização histórica e atualização e Usabilidade. Em Atualização o Rio ‘tirou’ nota 10, em Usabilidade 8,33 e em Conteúdo recebeu nota 7,24.

O Índice de Transparência avalia o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência orçamentária. O projeto tem como base a Lei Complementar 131/2009 (LC 131).