Regularização fundiária avança na Zona Norte do Rio

Até 2013 mais cinco comunidades da Zona Norte serão contempladas com o trabalho de regularização fundiária promovido pelo Governo do Estado e a Secretaria de Habitação. As áreas beneficiadas estão nos bairros de Cascadura e Quintino, onde técnicos do Instituto de Terras e Cartografia do Estado (Iterj) já iniciaram o cadastramento socioeconômico das famílias e o levantamento topográfico. 

O Morro da Caixa D'Água, em Quintino, é a área com o maior número de regularizações: serão 4.600 títulos, o que vai garantir o direito de propriedade a 18.800 pessoas. 

No Morro do França, ainda em Quintino, serão entregues 300 títulos, o que irá beneficiar 1.200 pessoas. A legalização dos imóveis segue no bairro de Cascadura, onde serão regularizados 200 imóveis no Morro da Pedreira.

 A Secretaria de Habitação entregará até o fim deste ano mais de 10 mil títulos de posse a comunidades carentes, beneficiando famílias que recebem até cinco salários mínimos. A meta é chegar a 2014 com 38 mil moradias legalizadas. O trabalho será acelerado, pois já conta com o reforço de 77 servidores nomeados no último dia 7 nos quadros do Iterj.