Riscos dos vazamentos de óleo no mar são debatidos

Assunto será tema de Congresso de Oceanografia no Rio

No momento em que pegam fogo as discussões sobre a divisão dos royalties decidida pela nova lei do Congresso Nacional, o Congresso Brasileiro de Oceanografia, iniciado na última terça-feira (13), no Centro de Convenções Sul América, discute nesta quinta-feira (15) o tema Monitoramento e mitigação de derramamentos de óleo no mar durante um workshop.

O controle e a intervenção com o intuito de reduzir ou remediar o impacto ambiental desses episódios constantes no Brasil serão analisados por especialistas do IBAMA, Petrobras e INPE, entre outros.

Desde novembro passado, quando um acidente num poço de petróleo da empresa americana Chevron no Campo do Frade, na Bacia de Campos, resultou no vazamento de 3.700 barris de óleo, especialistas se dedicam ainda mais ao tema que afeta a diversidade da vida no mar. Segundo o relatório da ANP, divulgado recentemente, após oito meses de avaliações, o acidente poderia ter sido evitado se a Chevron tivesse operado de acordo com a regulamentação ANP e com seu próprio manual.

Detecção por satélite

O workshop desta quinta-feira vai das 13h 30min às 16h30min no Grand Ballroom – B2 do Centro de Convenções SulAmérica – Av. Paulo de Frontin, n° 1, Cidade Nova (próximo à prefeitura). Será coordenado por Carlos Leandro da Silva Jr, da AmbiPetro. Participam do debate Angelo Sartori Neto (Petróleo Brasileiro – Petrobras), Vanessa Horta da Silva (IBAMA), Capitão de Mar e Guerra Tarcício Alves de Oliveira (Diretor de Portos e Costas), Eugênio Singer (AECON do Brasil) e Milton Kampel (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE).

Até a sexta-feira (16), entram ainda em discussão temas como a detecção por satélite de exsudação de óleo na superfície do mar e os desafios tecnológicos na exploração do pré-sal.

O congresso é realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) em parceria com a Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) . Mais informações e inscrições no site: www.cbo2012.com