Rio de Janeiro recebe o símbolo do Oscar do esporte

A estatueta que é símbolo máximo do Laureus, considerado o 'Oscar' do esporte, foi entregue nesta quinta-feira ao governador Sérgio Cabral pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, em evento realizado no Palácio da Cidade. O prêmio internacional, que celebra as conquistas de homens e mulheres dedicados ao mundo do esporte, acontecerá no Rio de Janeiro em 2013 e 2014.

A chegada do Laureus complementa a extensa agenda de grandes eventos internacionais que o Rio tem para os próximos anos, como o Mundial de Judô e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa das Confederações, também em 2013, além da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016.

"Em Londres, tivemos um momento fantástico de passagem do Laureus para o Rio. Estamos entusiasmados, achamos que será um momento importante em nosso calendário de eventos, em março, no Theatro Municipal. Acho que será muito importante para inspirar nossa nova geração no esporte. Faremos o melhor Laureus da história". disse o governador Sérgio Cabral na cerimônia.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, lembrou a realização das Olimpíadas em Londres. Ele afirmou que o Rio de Janeiro terá muito sucesso nos Jogos Olímpicos de 2016. Para Cameron, 'o esporte muda as pessoas': "Sei que o Rio terá o sucesso que nós tivemos com as Olimpíadas de Londres. Acho importante o que o Rio está fazendo para os eventos olímpicos que virão. As Olimpíadas trazem importantes legados como medalhas, estrutura física, mas o mais relevante é a inspiração que estes eventos dão às pessoas", disse Cameron.

Durante o evento, o presidente da Academia do Esporte Mundial e bicampeão olímpico dos 400 metros com barreiras, Edwin Moses, se disse entusiasmado com a realização da premiação na Cidade Maravilhosa. "Estou muito feliz de trazer o Laureus para o Rio. A cidade é agora oficialmente a capital do Esporte".

O Laureus World Sports Awards envolve sete categorias: melhor atleta masculino, melhor atleta feminino, melhor equipe, revelação, esportista de esportes radicais, melhor atleta com deficiência e o prêmio de superação. Do Brasil, Ronaldo Fenômeno, Pelé, o skatista Bob Burnquist, Raí e o atleta paralímpico Daniel Dias já foram premiados, além da Seleção Brasileira masculina de futebol, que recebeu o titulo de “Melhor time do mundo”.