Polícia Civil realiza operação em cemitério do Rio

O Gabinete de Gestão Integrada do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança, realiza, na manhã desta terça-feira (25) a operação Dignidade II com o objetivo de checar denúncias de crime ambiental em cemitério do Rio de Janeiro.

Participam da operação policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil, do Batalhão Florestal da Polícia Militar, da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal e agentes da Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA), da Secretaria Estadual do Ambiente, além do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Na primeira fase da Operação, realizada no dia 5 de julho deste ano, quatro pessoas foram presas em três cemitérios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Entre as irregularidades encontradas estavam o despejo de ossadas de forma ilegal a céu aberto, o possível desaparecimento do corpo de uma criança, falta de licença ambiental, falta de alvará, irregularidade na lavagem dos corpos, além do necrochorume produzido pelos corpos diretamente no lençol freático.