Ipem realiza operação Cosme e Damião em Niterói e São Gonçalo

Dando continuidade à operação Cosme e Damião, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) estarão amanhã visitando supermercados e estabelecimentos comerciais de Niterói e São Gonçalo, onde irão coletar produtos para análise.    

De acordo com Soraya Santos, presidente do Ipem/RJ, a operação tem por finalidade resguardar o direito do consumidor na hora da compra. Diante disso, ela alerta sobre a importância do consumidor ficar atento na data de validade do produto na hora da compra, que deve estar em local de fácil visualização.      

Com relação aos brinquedos, que geralmente são distribuídos juntamente com os doces, Soraya adverte para que os pais eresponsáveis pelas crianças fiquem atentos, e entregá-los às crianças somente após terem a certeza de que eles não apresentam nenhum tipo de perigo para elas.

"Para isso, basta observar se o brinquedo contém a marca do Inmetro, o que dá garantia de um produto certificado. Ele também deve retirar os grampos e peças pequenas, além de manter fora do alcance das crianças o saco plástico dessas embalagens", explicou.    

Caso seja encontrada alguma irregularidade pelos fiscais, os estabelecimentos serão notificados e terão um prazo de quinze dias para apresentar defesa, caso contrário, poderão sofrer sanções que vão de uma simples advertência, até uma multa de R$ 10 mil.    

Os consumidores que tiverem dúvidas com relação aos produtos devem ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ através do 0800.282.3040, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.