Corregedoria Nacional faz inspeção no Ministério Público do Rio 

A Corregedoria Nacional do Ministério Público realizará inspeção no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de agosto. Servidores, promotores e procuradores visitarão as unidades da instituição para verificar, in loco, o funcionamento dos serviços administrativos e funcionais.

O objetivo é checar itens como condições de trabalho, regularidade dos contratos e pagamentos, licitações, atuação dos promotores e procuradores, cumprimento de prazos processuais, determinações legais e resoluções do CNMP, acessibilidade dos prédios e horários de atendimento, etc. 

A inspeção inclui dois dias de atendimento ao público, quando qualquer interessado pode fazer denúncias ou formular críticas e sugestões ao trabalho de qualquer Ministério Público. A ideia é aperfeiçoar o atendimento e apurar possíveis faltas. O atendimento acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h30, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro.

Os cidadãos serão recebidos individualmente, de forma reservada e por ordem de chegada. É necessário levar original e cópia da carteira de identidade e de um comprovante de residência, além de documentos que possam ser úteis para esclarecer os fatos relatados. Se houver interesse, o nome do denunciante pode ser mantido em sigilo.

A visita ao MP/RJ é a primeira etapa da inspeção nos Ministérios Públicos no estado. Entre 10 e 14 de setembro, será a vez das unidades do Ministério Público da União (MPU) no Rio de Janeiro passarem pela inspeção. Serão visitadas as sedes do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Militar. 

Também haverá atendimento ao público em cada uma das instituições na segunda etapa, em cronograma a ser definido.