Paes regulamenta uso da bicicleta elétrica

O prefeito Eduardo Paes assinou decreto que dispõe sobre a circulação de bicicletas elétricas na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o decreto, para fins de circulação em ciclovias, ciclofaixas e vias públicas, equiparam-se as bicicletas elétricas às bicicletas movidas a propulsão humana, cuja regulamentação específica deverá ser respeitada, desde que observado o limite de velocidade de vinte quilômetros por hora e que o ciclista possua idade mínima igual ou superior a dezesseis anos.

De acordo com o decreto, é dever do Poder Público estimular práticas ambientalmente saudáveis e sustentáveis e, por isso, a utilização de bicicletas elétricas tende a auxiliar na redução dos problemas enfrentados nas grandes metrópoles pela poluição sonora, causada por motores a combustão.

Paes ressalta que a utilização de bicicletas elétricas, como meio alternativo de transporte, tem impacto ambiental extremamente reduzido, por se servir de fonte de energia limpa. Além disso, há necessidade de reduzir a dependência de veículos alimentados por fontes de energia provenientes de combustíveis fósseis.