Prefeito participa da entrega do título Honoris Causa ao ex-presidente Lula 

O prefeito Eduardo Paes participou na manhã desta sexta-feira, dia 4, da cerimônia de homenagem das principais universidades públicas do Rio de Janeiro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelas universidades: Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Realizado no Teatro João Caetano, no Centro, o evento também contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral, dos ministros de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e de Educação, Aloizio Mercadante, dos reitores e de alunos das cinco universidades, entre outras autoridades.

Antes de iniciar o seu discurso, o ex-presidente Lula, que participava do segundo evento público desde o fim do tratamento contra um tumor na laringe, se desculpou por discursar sentado e não falar de improviso. De imediato, ele falou da emoção em receber essa homenagem:

- É uma imensa honra receber esse título e ela é maior ainda em receber esse título das cinco universidades públicas conjuntamente, em uma única solenidade, nesse memorável teatro João Caetano.

Em seguida, Lula destacou a importância da educação para a construção da igualdade social:

- Sempre insisti que o dinheiro público aplicado na educação é um investimento, não um gasto, porque ajuda a construir um futuro mais digno para as pessoas e para o país – disse o ex-presidente, lembrando que ele e o então vice-presidente José Alencar foram os primeiros brasileiros a chegar à Presidência da República sem diploma universitário.

- Eu, que tinha somente o diploma de torneiro mecânico do Senai, sei o quanto a educação é capaz de mudar a vida de uma nação. Foi aquele diploma que me abriu a oportunidade de emprego e de uma vida melhor.Por isso, dedico esse diploma de Doutor Honoris Causa a todos os que continuam com a sua inteligência e seu esforço para melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Os reitores das cinco universidades ressaltaram a importância de Lula para a educação do país.

- Diferente de governantes letrados, Lula foi o que mais investiu na educação. Programas como o FIES e o ProUni deram mais acesso ao ensino superior no Brasil – disse o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil, o Jutuca.

- O senhor fez uma história de compromissos com os trabalhadores e exerceu um mandato que modificou o Brasil e diminuiu as desigualdades sociais – discursou o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves.

O título Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por universidades a personalidades eminentes que tenham se destacado em uma determinada área de atuação e que, por terem boa reputação, ganham o status de doutorado, mesmo que não tenham formação acadêmica.