Hospital Ronaldo Gazolla faz campanha de prevenção contra Hepatite C

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla realiza hoje a campanha “Procura-C”, que terá a finalidade de checar se os moradores de Acari e bairros adjacentes são portadores do vírus da Hepatite C (VHC). Um pequeno furo no dedo e, em dois minutos, a pessoa saberá o resultado. 

Com o diagnóstico feito na hora, o paciente, caso seja constatado ser portador do vírus, será encaminhado para tratamento. No ano passado a campanha realizou mais de 1.150 exames.  

De acordo com Jorge Lucena, gastroenterologista do HMRG, a Hepatite C é uma doença silenciosa e assintomática, que provoca a inflamação do fígado podendo ocasionar em casos crônicos cirrose ou até mesmo câncer.   

- A Hepatite C é um vírus pior que o HIV, já que não nos manda nenhum sinal, pegando de surpresa muitos jovens sem que se possa entender bem o porquê. Às vezes, um corte na unha com um produto infectado em uma manicure é o suficiente para trazer o problema. Não podemos ficar de braços cruzados esperando a má notícia - disse.  

Os interessados podem comparecer ao ambulatório do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na Av. Pastor Martin Luther King Jr 10.976, em Acari, das 9h às 16h. Não é necessário agendamento e o exame é totalmente gratuíto.