Morro da Providência ganha creche para 200 crianças e posto de trabalho

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, prestigiou a inauguração

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, participou, nesta quarta-feira (11), ao lado do prefeito Eduardo Paes, da inauguração de três obras públicas no Morro da Providência, no Santo Cristo, a sétima comunidade a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora, em 26 de abril de 2010: o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Machado de Assis, a reforma da Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti e um posto de trabalho. 

As obras, situadas na Rua da América, fazem parte do Programa Morar Carioca, da Secretaria Municipal de Habitação. Beltrame disse que as realizações atendem ao projeto de pacificação do Governo do Estado que, para se consolidar, necessita do apoio público e privado através de obras e serviços para a população. 

A UPP da Providência, local da primeira favela do país, tem um efetivo de 212 policiais, sob o comando do capitão Glauco Schorcht. A unidade oferece ainda dezenas de atividades sociais, culturais, esportivas e educacionais, como um curso de inglês do Instituto Brasil-Estados Unidos, aulas de informática, cozinha industrial e escolinhas de artes marciais.

"Segurança se faz com cidadania e dignidade e isso não se completa com uma ação policial. A polícia vem para cá para permitir que essas coisas aconteçam. Por isso, cobro muito do prefeito e de secretários, mas, por um princípio de justiça, parceria e de educação, quando as coisas acontecem, a gente tem de vir e agradecer. É assim que se constrói segurança pública", afirmou Beltrame.

O EDI Machado de Assis é o 66º implantado pela prefeitura. A unidade oferece 175 vagas para creche e outras 25 para a pré-escola. Com três pavimentos, o espaço conta com elevador e possui dois berçários, seis salas de atividades, lactário, fraldário, dois solários, biblioteca e sala de primeiros atendimentos, além de áreas administrativas.

A Secretaria Municipal de Educação vem ampliando a oferta de vagas em creche na cidade, a partir da meta de criação de mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012. Desde 2009, foram criadas, em toda a cidade, 18.901 novas vagas em creche, em 67 EDIs construídos e em 97 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda é o primeiro implantado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda na Zona Portuária e também numa comunidade pacificada. Ele oferece cursos de qualificação e serviços de emissão de carteira de trabalho, entrada no seguro-desemprego, entre outros.

A reforma da escola, que tem 376 alunos, incluiu pintura interna e externa, revisão de instalações elétricas e hidráulicas, recuperação e impermeabilização da cobertura e dos pisos, recuperação da quadra e instalação de equipamentos esportivos.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a Secretaria de Habitação investe R$ 131 milhões nas obras na Providência. Além das três inauguradas hoje, estão em andamento pelo Programa Morar Carioca a construção de 300 unidades habitacionais e serviços de infraestrutura, como abastecimento de água, rede de esgoto e pavimentação de ruas, além de obras de acessibilidade, como motovias, um teleférico e um plano inclinado.

"O que está acontecendo aqui é um trabalho dos três níveis de governo. Com o processo de pacificação, com os investimentos previstos e o processo de revitalização da Zona Portuária, os imóveis daqui vão valer muitas vezes mais dentro de um a dois anos", disse Paes.

Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Zélia Gatai Amado no Morro do Fogueteiro

O Morro do Fogueteiro, no Rio Comprido, também inaugurou nesta quarta-feira (11/4) mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil, o EDI Zélia Gattai Amado. A unidade no Fogueteiro, que era uma creche comunitária desativada e foi reformada para o padrão EDI, ocupa na comunidade uma das áreas consideradas mais violentas antes da pacificação.  

A nova unidade terá capacidade para atender até 150 crianças, com 125 vagas para creche e mais 25 para a Pré-Escola.