Mais de seis mil focos de dengue são encontrados no Rio de Janeiro

Durante uma caminhada para conscientizar a população carioca a combater os focos de dengue em suas residências, foram encontrados 6.814 focos do mosquito transmissor e identificados 9.010 possíveis criadouros. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. 

Em toda a cidade, a atividade reuniu, aproximadamente, 210 mil pessoas, entre profissionais de saúde, voluntários e estudantes da rede municipal de ensino, que vistoriaram o entorno de suas escolas. Os participantes partiram das 212 unidades de saúde da cidade e percorreram trajetos em todas as regiões.

Os agentes de vigilância em saúde orientaram os participantes sobre a identificação dos focos e destruição (eliminação) dos locais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da doença.

“Esta mobilização permite que o poder público atue no combate à dengue em campo junto com a população. Nesse momento, já contabilizamos a participação de mais de 600 mil pessoas em todas as 10 edições, o que mostra que a população está cada vez mais alerta para detectar os focos do mosquito”, afirma Hans Dohmann, secretário municipal de Saúde e Defesa Civil.

Nas dez caminhadas realizadas desde abril de 2011, foram eliminados mais de 36 mil focos do mosquito e identificados aproximadamente 55 mil possíveis criadouros. A mobilização acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês.