Magé firma convênio para cursos de capacitação

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, e Luiz dos Santos, chefe do setor de Educação Profissional do SENAI-RJ, assinaram documento que confirma a parceria do município com a entidade de ensino para a promoção de qualificação gratuita nas áreas de mecânica, elétrica e petrolífera.

Os cursos oferecidos pelo convênio vão durar cerca de dois meses, e serão os mesmos que atualmente fazem parte do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do governo federal, implantados no município – Eletricista de Obras, Mecânica de Motos e Soldador – que tem uma lista de espera com cerca de 300 candidatos interessados.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Selma Vidal, “a importância de promover capacitações desse porte é necessária para atender a demanda e o impacto proporcionados por obras, por exemplo, do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) e do Arco Metropolitano”.

O prefeito informou ainda que, além dos cursos, Magé terá a implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e da FAETEC que também vão incentivar a capacitação da população.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico.

O laboratório vocacional orienta e capacita pessoas para o mercado de trabalho e são instalados de acordo com as peculiaridades de cada região. Concentram suas atividades, por exemplo, no processamento de carnes, de leite e derivados, de frutos e hortaliças, de água e solos, de topografia e geoprocessamento, de turismo e de eletrônica.

A Faetec (Fundação de Apoio à escola técnica do Estado do Rio de Janeiro) é uma instituição voltada para o ensino técnico e superior de qualidade gratuito no Estado do Rio. São oferecidas vagas para Eletrotécnica, Mecânica, Saúde, Telecomunicações, Edificações, Química, Cerâmica, e Teatro, Administração, Eletrônica, Análise de Sistemas, Gestão, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia de Sistemas de Informação e Pedagogia. Para quem está no Ensino Médio, há vagas para o nível técnico em Dança, Eletrônica, Eletrotécnica, Administração, Marketing, Turismo, Mecânica, Saúde e Telecomunicações.