ASSINE
search button

Ex-ministro José Dirceu elogia Troféu Jornal do Brasil de Cultura

Compartilhar

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu participou na noite desta quarta-feira (25) da cerimônia de entrega do Troféu Jornal do Brasil de Cultura e elogiou a iniciativa do 'JB'. O prêmio contempla personalidades de destaques na área cultural. Para Dirceu, a iniciativa deveria ser seguida por outras empresas de modo a aumentar o investimento em cultura no país, que ele classifica como baixíssimo. 

"O Brasil é um país onde temos carência de recursos para as artes e a educação. Deveria haver muito mais prêmios como este do Jornal do Brasil", desejou o político. "Há algum tempo estive no Amapá e quando conheci uma casa belíssima como a centenária Casa Brasil, fiquei espantado como as exposições. Eram coisas fantásticas como esta da Christina Oiticica que aconteceu aqui hoje", contou ele, que junto com sua esposa Evanise Santos é amigo da artista plástica Christina Oiticica de longa data. 

Dirceu aproveitou a oportunidade para, além de elogiar as obras da artista, ressaltar a importância de seu retorno ao Brasil. Ela não expunha no país há oito anos.

A renomada artista carioca lançou na Casa Brasil a exposição Mãe Terra, com 64 obras de sua autoria, três delas exibidas pela primeira vez ao público. A exposição reúne um panorama de suas criações durante os últimos 10 anos. O evento é uma realização do Jornal do Brasil. 

Representando a ministra de Cultura Ana de Hollanda, o ator Antônio Grassi - atual presidente Fundação Nacional de Artes (Funarte) - , elogiou o trabalho de Oiticica e disse ainda estar se familiarizando com o trabalho da artista.

"A arte dela é muito singular, impressiona bastante.  A que mais me chama a atenção é esta de 2007", disse o ator apontando para uma obra da série Eunate, de 2007.

Homenagem a Jorge Amado

Muito feliz com a homenagem feita a seu pai, o escritor Jorge Amado (cujo centenário comemora-se este ano), Paloma  Amado agradeceu a honraria concedida pelo Jornal do Brasil a um dos mais brilhantes escritores de todos os tempos. 

"Eu fico muito feliz com a lembrança do meu pai pelo jornal e mais feliz ainda de sermos homenageados também pela Christina ", disse. 

A filha aproveitou ainda para adiantar ao Jornal do Brasil que, durante o desfile da Imperatriz Leopoldinense, que levará à Marquês de Sapucaí uma grande homenagem ao centenário do escritor, toda a família virá do Nordeste para o carnaval carioca.

"Vem gente da Bahia, a família Caymmi também vai participar. É um centenário de pura felicidade e reconhecimento da importância da literatura de Jorge Amado. Estamos realizados", comemorou.