Tabajaras e Morro dos Cabritos comemoram dois anos de pacificação 

São mais de 17 mil moradores beneficiados, afirma governo do Estado

Dois anos após a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Tabajaras, segurança, qualidade de vida e desenvolvimento econômico fazem parte do cotidiano dos 17 mil moradores da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, na Zona Sul do Rio. As comunidades descobriram suas vocações, entraram para a lista de atrações turísticas e culturais dos bairros de Copacabana e Botafogo e servem de janela para famosos cartões-postais da cidade, entre eles o Pão de Açúcar.

Para o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, a presença da polícia permite que a cidadania plena seja exercida.

 – O grande ganho das UPPs é a garantia dos direitos e deveres de uma população. Isso é cidadania – afirmou o coronel.

Desde a pacificação, as comunidades atraem cada vez mais turistas e visitantes. Um projeto de capacitação de moradores como guias turísticos será desenvolvido este ano pela Associação de Moradores da Ladeira dos Tabajaras. Ser uma atração turística reflete no desenvolvimento do comércio e do mercado imobiliário, que cresceram 50% e 80%, respectivamente, segundo as associações de moradores dos Tabajaras e dos Cabritos.

A comerciante Aline Manso dos Santos, de 29 anos, abriu um negócio próprio com o marido e já sonha em transformar o bar em restaurante.

– Consegui abrir um barzinho, o que melhorou a renda da minha família. Espero fazer do Viradão Carioca Lanches um pequeno restaurante e sei que vai dar certo. Cliente é o que não falta, graças a Deus – disse.

Paz para criar os filhos

A dona de casa Glauce Cristina de Souza, de 25 anos, resume em uma única palavra o sentimento de seus familiares e vizinhos, que conviveram com a criminalidade durante décadas e que agora desfrutam das melhorias que chegaram com a implantação da UPP: tranquilidade.

Nascida e criada na Ladeira dos Tabajaras, Glauce comemora a nova oportunidade que ela e os três filhos tiveram com a pacificação.

– A paz proporciona uma vida melhor para a minha família. Além das obras de infraestrutura, com ruas mais limpas e urbanizadas, temos uma boa relação com os policiais da UPP – afirmou.

Junto com as UPPs Santa Marta, Chapéu-Mangueira/ Babilônia e Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, a unidade dos Tabajaras e sua tropa de 137 policiais ajudam a reduzir a criminalidade no asfalto e nos morros da Zona Sul.