Vestibular Rocinha: 804 candidatos fazem prova neste sábado

Ao todo, 804 candidatos vão concorrer às 190 vagas oferecidas pela fundação para quatro cursos universitários. A relação candidato/ vaga é de 6,3 para o curso de Administração (UFRRJ), que oferece 50 vagas; 2,8 para Computação (UFF), com 40 vagas; 5,4 para Pedagogia (Uerj), com 50 vagas; e 2,1 para Tecnologia em Gestão de Turismo (Cefet), com oferta de 50 vagas. No total, a relação candidato/ vaga do vestibular da Rocinha é de 4,2.

Nos cursos universitários oferecidos pelo Consórcio Cederj, o aluno conta com material didático desenvolvido especialmente para esta modalidade de ensino. Ele deve comparecer ao seu polo de matrícula para realizar as provas e fazer as aulas de laboratório. Se desejar, também pode ir ao polo para estudar em grupo, fazer pesquisas na biblioteca, usar o laboratório de informática, e tirar dúvidas com os tutores, que orientam os estudantes, em horas previamente marcadas, sobre o conteúdo das matérias. Além disso, o tutor incentiva a participação nas atividades e orienta o aluno para a metodologia da educação a distância. O aluno também pode tirar dúvidas por um telefone gratuito ou pela internet.

"Com os cursos a distância, os moradores da Rocinha, do Vidigal e outras comunidades próximas vão poder fazer uma graduação universitária. Estamos dando uma chance para a população dessas comunidades de buscarem uma nova perspectiva em suas vidas. O que a gente quer é que mais moradores da comunidade se envolvam, que as pessoas se encontrem nas ruas e falem de seus cursos e carreiras, do que estão estudando". disse o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

O Consórcio Cederj representa o ensino a distância das seguintes instituições públicas de ensino: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), sendo este recentemente integrado ao Consórcio.