Prosseguem as buscas a soterrados em Sapucaia

Onze corpos já foram resgatados, mas ainda há pelo menos 10 desaparecidos

Homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil localizaram mais três corpos entre os destroços de casas soterradas em deslizamento de terra na Rua dos Barros, em Jamapará, quarto distrito de Sapucaia, segundo a rádio CBN. No local, estima-se que ainda se encontrem pelo menos dez pessoas soterradas. Um dos cadáveres encontrados esta manhã era de uma criança. As buscas prosseguem.

Até o momento, 11 vítimas foram resgatadas, dentre elas, três crianças e oito adultos. Alguns já foram identificados: Luiz Carlos Nassif, de 40 anos, e sua neta, Ana Maria Costa Bela Nassif, de 3 anos; o casal Sergio e Solange, cujo filho de 8 anos está desaparecido; Rosiane Gomes Bastos, de 23 anos e o filho Josiel, de 3, todos no mesmo deslizamento. 

Em outro ponto do distrito, na Rua José Vital dos Reis, foi encontrado o corpo de um homem de aproximadamente 45 anos identificado apenas como Francisco. 

Vinte e quatro dias depois que uma tromba d’água destruiu três casas, arrastou dois veículos, causou deslizamentos em partes do bairro Taquara e também causou uma morte, o distrito sapucaiense foi castigado mais uma vez por um temporal que atingiu toda região. 

O resgate e o apoio aos sobreviventes da tragédia foram prejudicados devidos aos deslizamentos ocorridos na altura do KM 122 e 155 da BR – 393 e também pela chuva que caiu durante todo o dia. O principal acesso ao Hospital São Salvador em Além Paraíba – MG ficou bloqueado por barreiras por várias horas. 

Por volta de 3h30 da madrugada desta segunda-feira (09) um deslizamento soterrou oito casas no distrito, na maior tragédia já ocorrida no município. 

Existem 50 pessoas desabrigadas que foram levadas para o CIEP 286 – Luiz Daflon pela prefeitura e mais 50 desalojadas que ocupam casas de parentes ou amigos. 

Durante toda a segunda-feira o prefeito Anderson Zanon, secretários, assessores e boa parte dos funcionários da prefeitura atuaram no resgate e assistência às vítimas. 

Segundo o Secretário de Planejamento e responsável pela Defesa Civil de Sapucaia, engenheiro Marco Antônio Teixeira Francisco, os estragos são imensuráveis e por medida de segurança as famílias que moram em áreas de risco foram retiradas do local temporariamente.

Durante toda a tarde o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, acompanharam as buscas de perto, externando o apoio do governo do Rio às vítimas em Sapucaia.

Existe ainda uma família desaparecida que se abrigou no interior de um veículo durante o deslizamento que também foi soterrado.

A Secretaria de Assistência Social irá catalogar as famílias atingidas e fazer seu realocamento o mais breve possível.

A prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria de Assistência Social, está promovendo a partir desta terça-feira (10) uma campanha para arrecadação de donativos que serão entregues às famílias atingidas pelas chuvas no município.

Serão montados e distribuídos “Kit’s desabrigados” contendo material de higiene pessoal, água potável, leite e alimentos não perecíveis.

As doações podem ser feitas na Casa de Cultura, na Rua Fernando Mauro Jannotti Silva, 130 – Pátio da Estação – Centro – Sapucaia, ou na sede da prefeitura, na Praça Governador Miguel Couto Filho, 240 – Centro.

Os donativos mais importantes são água potável, alimentos não perecíveis, material para higiene pessoal, material de limpeza e leite em caixa ou em pó.