Côrtes participa da Taça das Favelas para divulgar campanha contra dengue

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, participa da abertura oficial da Taça das Favelas - edição 2011/2012. O evento acontece neste sábado, dia 7 de janeiro, na Arena do CREIB, em Padre Miguel. Estarão presentes pelo menos 2 mil jovens que compõem seleções de comunidades de todo o estado do Rio e haverá jogos amistosos entre equipes femininas e masculinas.

A Secretaria de Estado de Saúde fechou parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), organizadora do evento, para divulgar a campanha 10 Minutos Contra a Dengue. Cerca de 300 jovens das 80 comunidades selecionadas para participar da Taça das Favelas realizaram durante o último mês de novembro ações de combate à dengue em suas localidades como mutirões, limpeza de terrenos vazios, entre outras.

10 Minutos Contra a Dengue

Esta é a campanha lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão 2011/2012, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

A iniciativa da campanha - elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz - foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.