Moradores do Morro Dona Marta ganharão novo conjunto habitacional 

No início de 2012, o Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, vai receber novas obras de urbanização. A Secretaria de Obras, através da Empresa de Obras Públicas (Emop), inicia em janeiro a nova fase de intervenções na comunidade, com um investimento de R$ 8,1 milhões.

Além das obras, haverá uma preocupação com o processo de reflorestamento, para garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias. O conjunto de intervenções inclui a construção de 64 unidades habitacionais, sendo quatro para portadores de necessidades especiais; um centro comunitário de ação social; e melhorias em 225 residências.

A proposta é acabar com as casas de madeira, que ainda existem em alguns pontos da comunidade, e reformar as que estão em risco e já foram identificadas pelo governo.

Nos próximos meses, serão realizadas licitações para a construção de mais 128 apartamentos; área de lazer; centro de treinamento esportivo; melhorias em 232 casas e recuperação ambiental em áreas de risco. O objetivo é que a população seja parceira na conservação dos equipamentos e na preservação ambiental.

Comunidade já recebeu 95 residências

O governo estadual já entregou à comunidade um plano inclinado, com cinco estações; construiu 95 moradias; fez melhorias habitacionais em 211 residências e reformou e ampliou uma creche para 100 crianças.

O morro também recebeu contenção de encostas; urbanização de áreas de lazer; adaptação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP); pavimentação de vias; redes de distribuição de água e de coleta de esgoto e drenagem.