Primeiro dia do novo corredor BRS no Centro tem trânsito confuso

Os motoristas que trafegam pelo Centro do Rio na manhã desta quinta-feira estão encontrando o trânsito lento. Segundo o Centro de Operações Rio, há retenções nas pistas lateral e central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária. A situação é semelhante na Avenida Rio Branco até a altura da Avenida Almirante Barroso.

A Prefeitura acredita que o fluxo de veículos irá melhorar quando os motoristas estiverem adaptados ao novo esquema de trânsito na região. O segundo corredor exclusivo de Ônibus BRS no Centro começou a funcionar hoje na Avenida Rio Branco e na Rua Araújo Porto Alegre. Foram listadas com a nova identificação com a nova identificação BRS (1,3,4 e 5) 91 linhas municipais que passam pela Rio Branco, ao mesmo tempo remanejar para outros locais 65 linhas intermunicipais que circulavam por esse mesmo corredor.

Foram alterados os sentidos de direção da Rua Senador Dantas, que agora passa a ser no sentido Rua do Passeio / Av. Almirante Barroso. Essa medida de engenharia de tráfego elimina o gargalho de trânsito provocado pelos ônibus que precisavam cruzar a Rio Branco da direita para a esquerda para acesar as ruas Almirante Barroso, Aráujo Porto Alegre e Santa Luzia.

As linhas intermunicipais que não passam mais na Rio Branco foram distribuídas para seis pontos: Av. Graça Aranha (13 linhas); Rua Araújo Porto Alegre (9 linhas); Rua do México, próximo à Rua Pedro Lessa (12 linhas ); Rua do México próximos à Rua Araújo Porto Alegre e Av. Nilo Peçanha (9 linhas); Av. Marechal Aguinaldo Caiado de Castro (15 linhas ) e Rua Evaristo da Veiga (6 linhas).

Veja todas as mudanças 

A exemplo dos demais BRS implantados, o horário de funcionamento do corredor da Rio Branco será das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados, não funcionando nos domingos e feriados. No período estabelecido para o BRS, veículos particulares ou outros que não estejam autorizados, serão, numa primeira etapa, advertidos por agentes da Guarda Municipal e operadores da CET-Rio, e multados, após o período de tolerância.

Rio Branco

Portaria da SMTR publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial do Municipio do Rio, permite a circulação nas faixas à direita do tráfego na Av.Rio Branco, nos horários pré-estabelecidos, apenas para os seguintes veículos:

I – Ônibus ou micro-ônibus, de linhas regulamentadas pelo Poder Concedente, nos respectivos pontos de parada sinalizados

II – Veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar.

III – Táxis regulamentados e devidamente identificados para transporte de portador de necessidades especiais;

IV – Táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito.

IV – Veículos utilizados para transporte de portador de necessidades especiais, portando autorização específica emitida pelos órgãos de trânsito;

Os demais veículos somente poderão fazer o embarque e desembarque de passageiros ao longo do lado esquerdo do sentido do tráfego, nos horários especificados, sendo permitido em ambos os lados nos demais horários. E somente poderão acessar as faixas da direita para fazer a conversão à direita no cruzamento seguinte ou acessar as entradas de garagem existentes na mesma quadra ou acessar as baias de serviço existentes, obedecendo a sinalização existente em cada uma delas, nos horários estabelecidos, sendo permitida a circulação em qualquer faixa de rolamento nos demais horários.

No período de funcionamento do BRS será proibido o estacionamento de veículos, nas seguintes vias:

I – Ao longo do lado esquerdo do tráfego da Av. Rio Branco, no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Araújo de Porto Alegre;

II – Ao longo do lado esquerdo do tráfego, junto às edificações de numeração ímpar, em toda a extensão da Rua Senador Dantas;

III – Ao longo do lado direito do tráfego, junto às edificações de numeração par da Rua Senador Dantas, no trecho entre a Rua Alcindo Guanabara e a Rua Evaristo da Veiga;

O descumprimento implicará na aplicação das medidas administrativas e penalidades previstas na Legislação de Trânsito em vigor, diz a portaria.

Rua Araújo Porto Alegre

Esse corredor manterá faixas exclusivas, à direita do tráfego, para circulação e parada para embarque e desembarque reservada somente aos ônibus, aos táxis (desde que estejam com passageiros), e os demais veículos autorizados no sistema BRS.

Fica proibido o tráfego de ônibus de linhas regulares na faixa à esquerda do tráfego na Rua Araújo Porto Alegre, no trecho de via entre a Av. Rio Branco e a Av. Pres. Antônio Carlos.

A Secretaria esclarece que os ônibus de linhas regulares somente deverão circular nas faixas à direita do tráfego, exceto em situações de emergência.

O corredor Araújo Porto Alegre segue as mesmas regras e horários dos demais BRS. Proíbe a parada e o estacionamento de veículos ao longo do lado direito, nos dias úteis, das 6h às 21h e nos sábados, exceto feriados, das 6h às 14h. Proíbe, também, o estacionamento de veículos ao longo do lado esquerdo do tráfego da Rua Araújo Porto Alegre, no trecho entre a Av. Rio Branco e a Av. Pres. Antônio Carlos.