Primeiro-ministro da França visita base de submarinos nucleares em Itaguaí

Rio de Janeiro - O primeiro-ministro da França, François Fillon, visita hoje (17) as obras da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem) e do Estaleiro e Base Naval (EBN), em Itaguaí , no Rio. No local será construído o submarino com propulsão nuclear, fruto de uma parceria entre o Brasil e a França.

A visita está marcada para as 16h30 e deve contar com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, e do diretor-geral de Material da Marinha, almirante Arthur Pires Ramos.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) tem como principal objetivo capacitar o Brasil a produzir e operar equipamentos convencionais e movidos a propulsão nuclear para fortalecer a defesa e o controle das águas brasileiras.

A parceria prevê cooperação de longo prazo, com transferência de tecnologia, que inclui a construção de quatro submarinos com propulsão convencional (S-BR) e a assistência da França ao desenvolvimento da parte não nuclear do projeto de submarino com propulsão nuclear (SN-BR), de uma base de submarinos e à construção, modernização e manutenção de estaleiros.