Comunidades pacificadas celebram o Natal com festa

Além de receber a visita do Papai Noel, crianças participaram de atividades recreativas

Moradores e policiais se reuniram neste sábado (17/12) em frente à sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UUP) da Mangueira para comemorar a primeira festa de Natal após a pacificação da comunidade. Além da Mangueira, outras 10 Unidades de Polícia Pacificadora receberam a visita de Papai Noel neste sábado. As demais comunidades pacificadas do Rio promovem suas festas de Natal neste domingo (18/12). Durante as festas, o RIOSOLIDARIO- Obra Social do Rio de Janeiro doará um total de 20 mil brinquedos.

Além de receber a visita de Papai Noel, as crianças da Mangueira participaram de atividades socioeducativas, oficinas de dança e vôlei e aproveitaram as brincadeiras pedagógicas promovidas por animadores. Além dos brinquedos, as crianças receberam lanches.

– Foi a primeira vez que o Papai Noel veio aqui. Gostei muito do meu presente, um boliche – disse Dara Kaylane, de 8 anos, moradora da Mangueira.

Hector Azevedo, também de 8 anos, não escondeu sua felicidade ao abraçar o Bom Velinho.

– Adorei esta festa e o presente que ganhei do Papai Noel.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, compareceu ao evento e destacou a importância de realizar ações integradas entre a polícia e os moradores.

– Acho que a Mangueira não tinha um evento com esse espírito de paz. É isso o que estamos desenvolvendo aqui. Isso é inédito – disse o secretário.

A festa é promovida pelo Governo do Estado em parceria com a ONG RIOSOLIDARIO, secretarias de Segurança e Esporte e Lazer, Polícia Militar e Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). As atividades esportivas contam também com a parceria da Escolinha de Vôlei Bernadinho.

– A ideia foi criar uma grande parceria entre o Governo do Estado, setores da sociedade civil e da iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, promovendo a integração da comunidade com as unidades pacificadoras. Ver a participação dessas crianças e das famílias mostra que é possível ter um Natal de paz entre todos – afirmou a diretora-presidente da ONG RIOSOLIDARIO, Daniela Pedras.

Veja a programação das festas nas UPPs neste domingo

Manhã (9h às 12h)

Chapéu-Mangueira/ Babilônia - Largo da Babilônia (na subida da comunidade, depois da FAETEC, dobrar a esquerda), Leme

UPP São João (Quadra da UPP) - Rua Visconde de Santa Cruz, nº 570

Rocinha - Complexo Esportivo Rocinha, São Conrado

Vidigal - Vila Olímpica Vidigal, São Conrado

Santa Marta - Rua Oswaldo Seabra s/nº, Botafogo- Quadra da Sede da UPP

Tarde (14h às 17h)

Formiga - Rua Caimoré - Quadra Esportiva Neném Polessa - R. Camaioré (Depois da UPP), Tijuca

Macacos - CIEP - Rua Almirante Albuquerque, Tijuca

Salgueiro - Quadra do Salgueiro na Comunidade, Tijuca

São Carlos - Quadra da Mineira, Centro