Santa Marta celebra 3 anos pacificada nesta segunda-feira

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Santa Marta, em Botafogo, celebra na próxima segunda-feira (19/12) três anos de pacificação. Uma programação especial para as crianças vai comemorar a data, que marcou transformações profundas na comunidade e seu entorno. Inaugurada em 2008, a primeira UPP do Estado, hoje símbolo da luta contra o poder paralelo, é um exemplo eficaz de policiamento de proximidade que mudou definitivamente a vida dos cerca de 10 mil moradores do local.

A partir das 10h, cerca de cem jovens e crianças da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil das Comunidades Pacificadas vão tocar e cantar músicas natalinas, sob a regência da maestrina Fiorella Solares. A apresentação acontecerá na quadra do Grêmio Recreativo Mocidade Unida do Santa Marta. Haverá exibição de um vídeo comemorativo e homenagens às figuras que contribuíram para o processo de pacificação.

É o caso da major Pricilla Azevedo, ex-comandante da UPP Santa Marta e a primeira oficial à frente de uma Unidade de Polícia Pacificadora. Até hoje, ela conhece dezenas de moradores pelo nome e sabe onde eles moram.

- O modelo de policiamento de proximidade mudou a vida dos moradores que vivem na favela e trouxe paz para toda a região de Botafogo. Junto com a segurança, chegaram projetos sociais e melhorias estruturais e o Santa Marta se transformou em um cenário até para produções internacionais. Empresários locais prosperaram, a coleta de lixo agora é feita de forma regular e um projeto voltado para o turismo popularizou a comunidade. Tenho orgulho de fazer parte desta história – afirmou a major Pricilla, atualmente coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Segurança.Para o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, a presença da Polícia hoje permite que a cidadania plena seja exercida no Dona Marta, assim como em outras comunidades pacificadas.

- Antes, as pessoas exigiam o atendimento aos seus direitos e se dispunham a cumprir com suas obrigações, mas nem direitos, nem deveres eram cumpridos. E esse é o grande ganho da UPP. Hoje, os dois são cumpridos e isso é cidadania - afirmou.

Estarão presentes no evento o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame; parceiros de projetos sociais; lideranças comunitárias; representantes do Estado e da Prefeitura do Rio.

Consulado americano distribuirá presentes

À tarde, a programação continua com uma atividade cultural promovida em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos. As crianças da comunidade irão participar de uma ação sócio-educativa com o desenhista, músico e arte-educador Daniel Azulay. Na ocasião, serão distribuídos presentes por fuzileiros navais americanos, que também apresentarão os projetos de paz realizados nas instituições militares americanas. A ação social faz parte da campanha Toys for Tots (brinquedos para pequenos), realizada pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, desde 1947.

Serviço:

Programação para as criançasApresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil das Comunidades Pacificadas e HomenagensHorário: 10hLocal: Quadra do Grêmio Recreativo Mocidade Unida do Santa MartaEndereço: Rua Jupira, s/nº, Santa Marta, BotafogoAtividade educativa com arte-educador Daniel Azulay – Consulado Geraldos Estados UnidosHorário: 15hLocal: Quadra do Grêmio Recreativo Mocidade Unida do Santa MartaEndereço: Rua Jupira, s/nº, Santa Marta, Botafogo