Primeiro-ministro francês visita futura base de submarinos em Itaguaí

Em viagem oficial ao Brasil, o primeiro-ministro da França, François Fillon, visitará no próximo sábado as obras da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem) e do Estaleiro e Base Naval (EBN), em Itaguaí (RJ). No local, Fillon conhecerá as futuras instalações que possibilitarão a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

A visita está prevista para ocorrer às 16h30. Participarão do evento o ministro da Defesa, Celso Amorim, do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, e do diretor-geral do Material da Marinha, almirante-de-esquadra Arthur Pires Ramos.

As instalações fazem parte da cooperação na área da defesa firmada entre França e Brasil. Entre os acordos assinados entre os dois países estão parcerias industriais e transferência de tecnologia, abrangendo, entre outras metas, o desenvolvimento compartilhado de quatro submarinos com propulsão convencional (S-BR) e a assistência francesa ao desenvolvimento da parte não-nuclear do projeto de submarino com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR). Também estão previstas a construção de uma base de submarinos e a modernização e manutenção de estaleiros.