Prefeitura entrega dois monumentos nas zonas Norte e Oeste

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, instala neste domingo o busto em homenagem ao compositor e intérprete Aroldo Melodia. A nova peça será instalada pela Gerência de Monumentos e Chafarizes em frente à quadra da União da Ilha, na Estrada do Galeão, bairro da Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade. A peça em bronze, com 50 quilos e 50 centímetros de altura, foi criada pelo artista plástico Edgar Duvivier.

Outra iniciativa é a conclusão do serviço de revitalização do monumento em homenagem ao Paizinho Preto, como era conhecido Joaquim Manuel da Silva, que foi escravo de grande popularidade, por sua autoridade moral e conduta. O obelisco, instalado próximo ao viaduto de Inhoaíba, na Zona Oeste, tem nove metros  de altura e recebeu limpeza de pichações e do revestimento em pastilhas de azulejo colorido. 

Também foi executada recuperação das inscrições em Iorubá - idioma da família linguística nigero-congolesa - que podem ser vistas na peça. O pedestal foi feito pelo escultor Miguel Pasto em 1958. Devido à importância da figura do Paizinho Preto na fé popular, a escultura que compõe a obra é guardada durante todo o ano na Administração Regional de Campo Grande, sendo recolocada em seu pedestal para exposição somente no dia 13 de maio.