Morro dos Prazeres vence gincana 10 minutos Contra a Dengue

Encerramento da competição acontece neste sábado, com show da equipe Furacão 2000

A comunidade dos Prazeres, em Santa Teresa, foi a vencedora da I Gincana 10 Minutos contra a Dengue que o Governo do Estado realizou, em novembro e dezembro, nas comunidades pacificadas, com o objetivo de mobilizar a população em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Para marcar o fim da gincana, a comunidade será palco de várias atividades, no sábado (17/10), como oficinas de reciclagem, de customização de bolsas de educação ambiental, aferição da pressão arterial, teste de glicose e orientações com profissionais de saúde sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e alimentação.

O ponto alto da cerimônia será o show da equipe Furacão 2000. Durante o evento, as 15 comunidades pacificadas que participaram da gincana serão premiadas com um certificado de instalação de ecopontos de material reciclável. As ações deste sábado serão realizadas em parceria com o Sesi, a Escola de Teatro da Uerj e o Batalhão Florestal.

Participarão do evento, entre outros, os secretários estaduais do Ambiente, Carlos Minc, de Saúde, Sérgio Côrtes, e de Cultura, Adriana Rattes, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente do Rio, Carlos Alberto Muniz, e o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

Lançada em 19 de novembro, a gincana mobilizou centenas de moradores de comunidades pacificadas pelo Governo do Estado, sendo realizada em quatro sábados consecutivos. A competição aconteceu simultaneamente nas UPPs da Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Andaraí, na Tijuca; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Escondidinho/Prazeres, em Santa Teresa; Borel,na Tijuca; Santa Marta, em Botafogo; Formiga, em Vila Isabel; do Salgueiro, na Tijuca; São Carlos, no Estácio; Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, em Copacabana; Macacos, em Vila Isabel; Matriz/Quieto/São João, no Engenho Novo; Providência ,na Central do Brasil; e Tabajaras e Cabritos, em Copacabana; e Batan, em Realengo.

 A gincana promoveu dez tarefas focadas na prevenção e no combate ao mosquito transmissor da doença. As ações foram: gravação de vídeo; grito de alerta contra a dengue; composição de um jingle – música; confecção da bandeira da campanha; apresentação de esquete teatral; decoração e pintura nas comunidades; mobilização dos moradores; recolhimento de material reciclável; diagnóstico do território contra a dengue; e criação da brigada contra dengue.

Cada tarefa teve uma pontuação, e foi considerada vencedora a comunidade que conseguiu concluir todas as tarefas, levando-se em consideração quesitos como mobilização das pessoas, participação, iniciativa e criatividade. 

Serviço:

Quando: Sábado (17/12); às 10h

Onde: Quadra da comunidade dos Prazeres, na Rua Gomes Lopes, nº 12, próximo ao Casarão de Cultura dos Prazeres, em Santa Teresa.