Quatro favelas pacificadas recebem gincana 10 Minutos Contra a Dengue

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, participa neste sábado (3/12) da segunda etapa da 1ª Gincana 10 Minutos Contra a Dengue, na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Salgueiro. A gincana ocorrerá simultaneamente nas UPPs de São Carlos, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Turano.

A 1ª Gincana 10 Minutos Contra a Dengue tem por objetivo mobilizar a população em ações de combate à doença. O lançamento da gincana aconteceu no dia 19 de novembro, na Cidade de Deus, mobilizando cerca de 300 moradores.

Ao participar da gincana, a população é estimulada a separar o lixo que pode ser reciclado, aproveitando cooperativas de catadores da própria comunidade, que poderão fazer a separação desses resíduos para, posteriormente, comercializá-los. Ao participar da coleta do lixo, a população passa a colaborar no combate a possíveis focos de procriação do mosquito transmissor da dengue.

Até 17 de dezembro, em sábados consecutivos, a gincana será realizada em todas as comunidades já pacificadas pelo Governo do Estado. O encerramento será em 17 de dezembro, na comunidade vencedora da gincana, com show da equipe Furacão 2000. A partir de janeiro de 2012, as comunidades pacificadas que concluírem as tarefas da gincana serão palco da instalação de ecopontos (pontos de coleta de materiais recicláveis).

A gincana prevê a promoção de dez tarefas focadas na prevenção e no combate ao mosquito transmissor da doença. As atividades exigem a união de esforços dos moradores. As ações são: gravação de vídeo; grito de alerta contra a dengue; composição de um jingle – música; confecção da bandeira da campanha; apresentação de esquete teatral; decoração e pintura nas comunidades; mobilização dos moradores; recolhimento de material reciclável; diagnóstico do território contra a dengue; e criação da brigada contra dengue.

A gincana é uma iniciativa do Governo do Estado, através das secretarias do Ambiente, de Saúde, de Ação Social e Direitos Humanos, de Cultura e de Segurança, além da Funasa. As secretarias municipais de Saúde, de Meio Ambiente, a Comlurb, o Instituto Pereira Passos (IPP), a Federação das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) e a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom) são parceiros da campanha.

No sábado 10/12, a gincana será promovida nas UPPs do Macacos, Matriz/Quieto/São João, Providência, Tabajara e Cabritos.