País Basco é homenageado em evento gastronômico no Rio

De 06 a 11 de dezembro, o Instituto Cervantes – órgão oficial para a divulgação da língua e cultura da Espanha no Brasil - e o bar e restaurante Entretapas inauguram a Semana Gastronômica “Como na Espanha”. O País Basco será o tema da primeira edição, que trará Edorta Lamo, chef do restaurante A Fuego Negro, em San Sebastian. A ideia é promover, a cada três meses, um evento cultural para homenagear a culinária da região ibérica.

O Instituto e o restaurante vão promover, respectivamente, um workshop e um menu-degustação para celebrar a região escolhida, que dará inicio à série de encontros temáticos. No dia 7 de dezembro, os chefs Jan Santos, do Entretapas, e o convidado Lamo apresentam receitas e histórias da cozinha basca, no Cervantes, às 18h.

Durante a semana, a dupla oferece menu-degustação com série de pratos do País Basco. Entre eles, os pintxos, considerados comida popular da região, e símbolo de sociabilidade. Lamo é um premiado cozinheiro nessa especialidade. Segundo ele, seu trabalho é centrado em pesquisar e desenvolver novos conceitos, sem desrespeitar as raízes. Os pintxos são uma variedade dos tapas, se caracterizam por preparações mais elaboradas.

O País Basco, ao Norte da Espanha, é reverenciado como uma das melhores gastronomias do mundo. A cidade de San Sebastian se destaca pela predominância da cultura dos pintxos, maior concentração de estrelas Michelin daquele país, e por uma sociedade gastronômica. A culinária basca é baseada em pescados e frutos do mar; e pratos como o emblemático Bacalhau ao pil pil, bem conhecido dos brasileiros. Os legumes e as carnes também têm presença na alimentação local. O Instituto Cervantes e o bar e restaurante Entretapas pretendem trazer uma amostra do país, por meio da colaboração de Jan Santos e Edorta Lamo.