As duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Piraí, principais reivindicações da população do município do Médio Paraíba, se preparam para entrar em funcionamento e assegurar qualidade de vida para a população e a revitalização do meio ambiente. A primeira etapa das obras de saneamento que irão despoluir o Rio Piraí, um dos cartões postais da cidade, será inaugurada nesta quarta-feira (23) pelo Governo do Estado.
As melhorias, orçadas em R$ 7 milhões e realizadas através de recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), irão beneficiar cerca de 6 mil moradores do Centro de Piraí. Com o início de operação das estações, 37 milhões de litros de esgotos “in natura” deixarão de ser lançados por mês nos corpos hídricos. O Rio Piraí é transposto, por bombeamento artificial, para o Rio Guandu, que é responsável pelo abastecimento de água de 80% da Região Metropolitana do Rio.
O conjunto de obras de saneamento de Piraí, realizado pela Secretaria do Ambiente em parceria com a prefeitura da cidade, inclui ainda a construção de 7 km de rede de esgotamento sanitário. A ETE implantada ao lado da delegacia do município tem capacidade para tratar 11,57 mil litros de esgoto por segundo, e a outra, instalada no bairro 4 de Abril, realiza o tratamento de 3,7 mil litros de esgoto por segundo.