ASSINE
search button

Secretaria do Ambiente inaugura obras de saneamento do Rio Piraí

No total, R$ 7 milhões foram investidos em obras de melhorias

Compartilhar

As duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Piraí, principais reivindicações da população do município do Médio Paraíba, se preparam para entrar em funcionamento e assegurar qualidade de vida para a população e a revitalização do meio ambiente. A primeira etapa das obras de saneamento que irão despoluir o Rio Piraí, um dos cartões postais da cidade, será inaugurada nesta quarta-feira (23) pelo Governo do Estado. 

As melhorias, orçadas em R$ 7 milhões e realizadas através de recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), irão beneficiar cerca de 6 mil moradores do Centro de Piraí. Com o início de operação das estações, 37 milhões de litros de esgotos “in natura” deixarão de ser lançados por mês nos corpos hídricos. O Rio Piraí é transposto, por bombeamento artificial, para o Rio Guandu, que é responsável pelo abastecimento de água de 80% da Região Metropolitana do Rio.

O conjunto de obras de saneamento de Piraí, realizado pela Secretaria do Ambiente em parceria com a prefeitura da cidade, inclui ainda a construção de 7 km de rede de esgotamento sanitário.  A ETE implantada ao lado da delegacia do município tem capacidade para tratar 11,57 mil litros de esgoto por segundo, e a outra, instalada no bairro 4 de Abril, realiza o tratamento de 3,7 mil litros de esgoto por segundo.