ASSINE
search button

Beltrame quer que traficante 'Nem' ajude a elucidar casos de corrupção policial

Compartilhar

Em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã desta segunda-feira, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse que o depoimento do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, pode ajudar a elucidar casos de corrupção policial.

Beltrame afirmou que pode oferecer ao traficante alguma medida judicial para que ele contribua com a Justiça e a polícia. Nem está preso desde o dia 1º de novembro em Bangu 1.  

>> Recompensa sobre paradeiro dos assassinos de modelo na Rocinha é de R$ 2 mil

>> Obras do teleférico da Rocinha devem começar no próximo ano

>> Agente revela que traficante Nem temia ser morto por policiais corruptos

>> Coleta de lixo é retomada em comunidades ocupadas pela polícia no Rio

O secretário comentou ainda a ocupação das favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, enfatizando que muitos traficantes ainda devem estar escondidos na região. "É no mínimo temerário dizer que não tem mais ninguém. O objetivo da polícia é estar nesses locais de uma forma maciça, para identificar estas pessoas ou qualquer outro equipamento criminoso que eles possam ter”, disse.

Beltrame garantiu também que vai procurar dar uma "destinação" aos imóveis de luxo dos traficantes, localizados pelos policiais durante a ocupação. "Não posso adiantar ainda se essas casas serão destinados a equipamentos do Estado, como bases de polícia. Depende de uma avaliação, se interessa ou não ao Estado", acrescentou. 

O secretário de Segurança afirmou ainda que na ocupação da Rocinha houve uma preocupação do governo com os desvios de conduta de policiais, como ocorreu no Complexo do Alemão. "Desta vez, adotamos uma série de medidas para proteger a população dos maus policiais, como por exemplo a proibição do uso de mochilas", explicou.

José Mariano Beltrame não quis adiantar a data da instalação da nova Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Rocinha. "Não posso fixar uma data. São os homens da linha de frente que vão determinar a data certa", concluiu.

Durante o primeiro dia de ocupação, a polícia prendeu quatro pessoas, apreendeu 20 pistolas, 15 fuzis, duas espingardas e uma submetralhadora, além de 20 rojões e três granadas.

Foram apreendidos também 112 quilos de maconha, 80 tabletes de maconha, 60 quilos de pasta base de cocaína, 145 trouxinhas de maconha e 14 tabletes de cocaína, além de máquinas caça-níqueis, bombas artesanais, uma farda do Exército e uma camisa da Polícia Civil.