Moradores narram ocupação da Rocinha nas redes sociais

A ocupação da Favela da Rocinha tomou conta do Twitter logo nas primeiras horas da manhã deste domingo, e é através da própria rede que os moradores das comunidades relataram, em tempo real, o passo a passo da ocupação - uma maneira de levar e trocar informações entre si e para além das favela. 

Criado pelo estudante de jornalismo Leandro Lima, o perfil @FaveladaRocinha, com mais de dois mil seguidores, passou a madrugada divulgando informações.

Por volta das 5 horas, eles narraram o começo da ocupação: "Momento tenso: o BOPE já está dentro da Rocinha. Helicóptero voando muito baixo e soldados se espalhando ao longo da Estrada da Gávea. Principal via da Rocinha. É bem assustador. Rocinha em silêncio e somente se escuta os veículos blindados subindo e o helicóptero dando rasantes", escreveram.

Presidente do Movimento Popular de Favelas, William de Oliveira, conhecido como William da Rocinha, também narrou a entrada do BOPE na comunidade. Com muitas fotos de celular, ele afirma que não havia reclamações de saques ou troca de tiros, como temiam os moradores. "Graças a Deus, nenhum tiro, somente barulho dos helicópteros", disse.

A informação de que havia óleo na rua do Largo do Santinho, que teria sido derramado por traficantes para dificultar a chegada dos blindados, surgiu primeiro no Twitter. "Blindado da PM retornou ao pé do morro do Vidigal. Grande quantidade de óleo derramado pelos traficante no Largo do Santinho", disse a internauta Monica Morena, logo no começo da operação.

Todos relatam que a comunidade se encontra em paz na manhã desde domingo. Na expectativa da bandeira do Brasil ser hasteada na favela, a internauta Suene Oliveira afirmou que os helicópteros ainda sobrevoam a favela. "Clima aparentemente tranquilo, mas o barulhinho do helicóptero é assustador!!", escreveu no Twitter.

Uma das poucas reclamações foi revelada pelo @VozdaComundidade, conta atualizada por moradores do Complexo do Alemão e que teve papel fundamental na divulgação de notícias durante a ocupação do morro. "Um morador da Rocinha informou para gente agora que o BOPE pediu pra apagar um vídeo que ele fez do celular na ocupação", informaram.

Famosos

Artistas se solidarizaram com os moradores e torcerem para que a operação seguisse em paz. "Fico feliz que tenha dado tudo certo na Rocinha e no Vidigal! Agora posso dormir mais tranquilo", disse o ator José de Abreu pela manhã. 

Durante a madrugada, a cantora Preta Gil também pediu paz. "Não poderei chegar em casa amanhã, meu bairro está bloqueado #paz". Sua madrasta, Flora Gil, também mandou sua torcida. "Acompanhando daqui de longe a UPP do meu bairro, da minha comunidade! Que a Rocinha seja muito feliz!!!!!".