Governo do Rio oferece cinco mil vagas para cursos gratuitos no Alemão

Moradores dos complexos do Alemão e da Penha têm a oportunidade de se qualificar para abrir o próprio negócio ou para conquistar espaço no concorrido mercado de trabalho. O Trabalho Social do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio) da Secretaria da Casa Civil, oferece cinco mil vagas para cursos gratuitos a distância em diversas áreas na Nova Escola do Alemão, que funciona há oito meses no site www.escoladoalemao.com.br.

A instituição de ensino a  distância iniciou a segunda fase de cursos ontem, com a formatura dos 90 primeiros alunos. Para diminuir a distância entre os currículos e os empregos, a Nova Escola firmou parceria com empresas como L’Oréal e a concessionária SuperVia. O objetivo é aproximar as instituições dos estudantes formados pela escola.

– Agora, os alunos serão indicados pelas instituições para entrar no mercado de trabalho. Nesta etapa também vamos disponibilizar 21 computadores na Escola Tim Lopes e no Centro de Referência da Juventude (CRJ) da região para as pessoas que não têm acesso à internet - afirmou a coordenadora do Trabalho Social do PAC, Ruth Jurberg.

Nos cursos, os moradores aprendem a elaborar currículo e fazer uma boa entrevista de emprego, e podem escolher entre capacitações em informática, empreendedorismo, atendimento ao cliente e inglês para turismo. Monitores online auxiliam os alunos durante as aulas.

Para a dona de casa Wagna Albino, de 47 anos, que fez os cursos de informática, atendimento ao cliente e empreendedorismo, contar com uma ferramenta prática e simples é essencial para trabalhadores como ela, que querem investir na vida profissional e não têm tempo de participar de qualificações presenciais.

Orgulhosa e com o certificado nas mãos, ela espera servir de exemplo para outros moradores da comunidade e ajudar no desenvolvimento da economia da região.

– Eu tenho uma pequena marcenaria e aprendi como tratar melhor os meus clientes. Agora, eu também entendo um pouco mais sobre informática e posso modernizar o meu negócio. Fiz os cursos em três meses e foi muito cômodo, porque usei o computador da minha casa. Os cursos são de muita qualidade. Quero me profissionalizar ainda mais. Fiquei bem entusiasmada com as qualificações – afirmou.