Guardas municipais prendem acusado de receptação na Barra com ajuda de um GPS

Guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) prenderam o paulista Valentim Luiz dos Santos, em flagrante, na tarde do último sábado, dia 5, em frente a Rua Olegário Maciel, na Barra da Tijuca. Acusado de receptação, Valentim foi localizado com um GPS e preso pelos guardas.

Durante patrulhamento de rotina, em frente ao posto 2 da Praia da Barra, os guardas municipais foram procurados por três jovens, informando que haviam sido furtados. Eles contaram aos guardas que entre os pertences furtados estava um rádio com aparelho GPS. Como as vítimas ainda tinham um tablet em mãos, podiam acompanhar o deslocamento do aparelho.

Os guardas municipais seguiram as coordenadas indicadas no tablet e conseguiram localizar Valentim. Percebendo que os GMs e que os jovens se aproximavam, o acusado tentou fugir, mas foi detido por outra guarda municipal, que realizava patrulhamento na altura da Rua Olegário Maciel.

Os guardas evitaram que Valentim fosse linchado pelas pessoas que estavam na praia e o conduziram a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado como receptação (artigo 180 do Código Penal), uma vez que os jovens não reconheceram o acusado. Com Valentim, foram encontrados todos os objetos furtados, além de mais um celular, uma chave de carro e um documento, cujo proprietário foi localizado na delegacia.