Soldados recém-formados vão atuar na UPP da Mangueira

Nova unidade será inaugurada no dia 3 de novembro

O governador Sérgio Cabral participou, nesta manhã, da formatura da segunda turma do curso de formação de soldados de 2011. Parte dos 499 alunos que se formaram hoje - 460 homens e 39 mulheres - vai atuar na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, que será inaugurada no próximo dia 3, às 15h, conforme anunciou o governador. Eles vão se juntar aos soldados formados há cerca de um mês para compor o efetivo da nova unidade. A nova UPP vai funcionar em instalações provisórias na Praça Candelária e terá três bases comunitárias: Telégrafo, Tuiuti e Buraco Quente.   

Cabral também disse que, neste dia, será lançado na comunidade o serviço de TV a cabo com preços mais acessíveis, os mesmos que são oferecidos nos complexos da Penha e do Alemão. Posteriormente, o serviço será estendidos para todas as comunidades com UPPs até dezembro.

O governador também informou que o projeto de remodelação dos quartéis, que serão substituídos por prédios menores e mais modernos, começará pelo Quartel Central, pelo batalhão de Botafogo e da Tijuca. Segundo ele, a remodelação dos quartéis, que está em fase final de planejamento, significa uma mudança de conceito de gestão da polícia. O objetivo é fazer com que os policiais fiquem mais nas ruas e menos nos quartéis, aumentando, assim, o policiamento ostensivo.

O primeiro colocado da turma Segundo Sargento Antonio Smorzuk foi o soldado Gabriel Silva Cardoso, que obteve a média 9,56 no curso de formação. O segundo foi o soldado Leone Pinheiro Borges, com média 9,49, e o terceiro, Hugo Corrêa Conceição, que obteve a nota 9,41.

 A solenidade aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em Sulacap.