O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, fazem nesta quarta-feira (26/10), às 10h30, no Parque Lage, o lançamento oficial da campanha em prol do macaco muriqui como mascote das Olimpíadas de 2016. Ameaçado de extinção, o muriqui é solidário e atua harmoniosamente em equipe, o que reforça sua identificação com o ideal olímpico.
A solenidade terá a presença do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, e de personalidades que aderiram à campanha, que conta com o apoio da EBX. Atores como Camila Pitanga, Marcos Pasquim, Sérgio Marone, o compositor Chico Buarque e o chef francês Claude Troigros são alguns dos apoiadores. O compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, também aderiu e cedeu até os direitos autorais da música “Aquele abraço” em favor da campanha.
- A música foi escolhida devido ao fato de se tratar de um primata com hábitos muito sociais, que adora abraçar intensamente, o que também está de acordo com a imagem hospitaleira dos cariocas - comentou Maqrilene Ramos.
O muriqui - palavra que, em tupi-guarani, significa “povo manso da floresta” – atualmente conta com cerca de 1,3 mil exemplares, que podem ser encontrados principalmente na Região Serrana do Estado do Rio.
Maior primata das Américas, o muriqui pode atingir 1,5 metro e 15 quilos. De grande importância ecológica como dispersor de sementes, já foi escolhido como símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco, e do Parque Estadual do Desengano, o primeiro do estado, criado em 1970.
Para mais informações sobre o muriqui, os interessados podem acessar o site da campanha, no endereço www.muriqui2016.com.br.
Serviço:
Quando: Quarta-feira (26/10), às 10h30
Onde: Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro)