UPA da Maré reabre nesta quarta-feira 

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o comandante-geral em exercício da Polícia Militar, coronel Álvaro, participam nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, às 10h, da reabertura da Unidade de Pronto Atendimento da Maré.

A UPA da Maré é a primeira do Estado, foi inaugurada em 31 de maio de 2007 e faz, em média, 290 atendimentos diários.

A falta de segurança tinha levado a Secretaria Estadual de Saúde do Rio a fechar a Unidade na última segunda-feira. Nas proximidades da UPA são constantes, nas últimas semanas, os confrontos armados entre policiais e traficantes. De acordo com a secretaria, o pedido de fechamento da unidade foi feito pelo comando da Polícia Militar.

Mas, segundo o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (Maré), coronel Cláudio Oliveira, a unidade já se encontrava fechada desde o dia 20, por causa da falta de água. E, em função disso, pediu o adiamento da reabertura da UPA.

Ainda de acordo com o coronel Oliveira, desde o início das operações, quando a UPA foi fechada, a polícia prendeu 25 pessoas acusadas de tráfico de drogas e apreendeu 14 armas, entre pistolas, fuzis, rifles e metralhadoras, além 159 quilos de maconha, 34 quilos de cocaína, haxixe e crack.