Feira de Ciências do Estado começa no próximo sábado

Evento reúne mais de 200 estudantes e terá 68 trabalhos de iniciação científica apresentados

Os jardins do Museu da República, no Catete, recebem, no próximo fim de semana (1º e 2 de outubro) a maior feira de ciências do estado. A quinta edição da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro apresentará 68 trabalhos selecionados de iniciação científica, envolvendo mais de 200 estudantes. 

Voltado para alunos da 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino de todo o estado, o evento é uma iniciativa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Cecierj e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. 

Na ocasião, serão distribuídos prêmios aos primeiros colocados, como bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq, participação em eventos afins, troféus e medalhas. O programa é gratuito e aberto ao público.

A V FECTI apresentará projetos selecionados em seis categorias: Ciências – 9º Ano (7 trabalhos); Ciências Biológicas e Ecologia (7); Ciências Exatas e da Terra (8); Ciências da Saúde e Agrárias (8); Desenvolvimento de Tecnologia (17); e Interdisciplinares (15). 

Os projetos apresentados foram avaliados sob os seguintes aspectos: a criatividade e a inovação da pesquisa, o conhecimento científico do problema, a maneira como foram levantados os dados e como foi conduzida a pesquisa, a metodologia, a profundidade da pesquisa e a clareza na apresentação.