Rio e demais estados do sudeste terão tarde de chuva neste sábado

Uma frente fria avança pelos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, mantendo muita umidade na faixa leste dos estados do Sul. Na madrugada deste sábado, um sistema de Baixa Pressão começa a se desenvolver ao largo da costa paulista, intensificando ainda mais o vento de sudeste ao longo de toda a faixa leste do Sul e de São Paulo, deixando o mar bastante agitado, de acordo com a Climatempo.

O tempo começa a abrir no setor oeste da região Sul. A frente fria alcança o sul de Minas Gerais e Zona da Mata e o Estado do Rio de Janeiro neste sábado, que tem aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. O contraste térmico e de umidade entre massas de ar que formam esta frente é bastante acentuada e o seu avanço pode vir acompanhado de fortes rajadas de vento. A umidade também aumenta em todo o Mato Grosso do Sul e sul e oeste do Mato Grosso. Forte massa de ar quente e seco faz predominar tempo firme no interior do Nordeste, centro-norte de Minas Gerais, Tocantins e sudoeste do Pará. Veja a previsão por região:

Norte

Neste sábado, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia em Rondônia, no Acre e no sudoeste do Amazonas. Já no Tocantins, o tempo segue seco, com sol forte e calor intenso à tarde. Nas demais áreas do Norte, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta devido ao ar abafado e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

Nordeste

O sol brilha forte e faz bastante calor em todo o Nordeste. Só chove de forma rápida pela manhã no oeste do Maranhão e na faixa leste entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. Em todas as demais áreas da Região, o céu fica quase sem nuvens e não chove. Durante a tarde, a umidade relativa do ar fica muito baixa, principalmente nas áreas de sertão.

Centro-Oeste

Hoje, o sol brilha forte e ainda não chove no norte de Goiás e no Distrito Federal. Já no centro-norte de Mato Grosso do Sul, o céu fica nublado com chuviscos e faz frio. No sul e no oeste de Mato Grosso, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas de Goiás e Mato Grosso, chove rápido à tarde. No sul de Mato Grosso do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não há previsão de chuva.

Sudeste

Neste sábado, o tempo fica fechado com chuva moderada o dia todo e temperatura amena na maior parte de São Paulo e no extremo sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No oeste paulista, o céu fica nublado com chuva fraca. Sol, muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde nas demais áreas fluminenses e na faixa que vai do sul do Espírito Santo até o oeste mineiro, passando por Belo Horizonte. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo segue firme, com sol forte e calor à tarde.

Sul

O tempo fica fechado com chuva o dia todo e temperatura amena na Serra Gaúcha e no leste de Santa Catarina e do Paraná. No leste do Rio Grande do Sul, o céu fica nublado e faz frio, mas só ocorrem chuviscos pela manhã. Nas demais áreas do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não há previsão de chuva.