Campeonato de futebol entre UPPs de Santa Teresa terá final neste sábado

O bairro de Santa Teresa sediará uma grande festa de cidadania neste sábado, a partir das 9h. Serão realizadas diversas atividades de entretenimento e cultura, além da final do Torneio Independente, o primeiro campeonato de futebol entre as três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) de Santa Teresa: Escondidinho/Prazeres, Fallet/Fogueteiro e São Carlos. 

As partidas acontecerão no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho e serão premiadas equipes nas categorias Sub 12, Sub 17 e Feminino. Os times vencedores receberão a taça “José Mariano Beltrame”, uma homenagem ao secretário de Estado de Segurança. A ideia de batizar o troféu com o nome do secretário partiu dos moradores das comunidades pacificadas e teve a aprovação das empresas participantes do evento.

Uma equipe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) Itinerante estará no evento esclarecendo dúvidas e explicando tudo sobre a Lei Maria da Penha. Serão distribuídas também cartilhas sobre a violência contra a mulher. Um guia prático para prevenir, punir e erradicar a violência contra mulheres. Os policiais contarão com uma estrutura composta por computadores e impressora para registrarem possíveis ocorrências.

 A Fundação Leão XVII, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, vai levar até os moradores de Santa Teresa o projeto Novo Olhar, que proporciona exames oftalmológicos, óculos de grau e cirurgia de catarata (em hospital particular), sem qualquer custo para os pacientes. O projeto atende pessoas com mais de 40 anos e renda de até dois salários mínimos. Além disso, a fundação irá fornecer também isenções de taxas para os moradores que precisarem tirar segunda via de carteira de identidade e das certidões de nascimento, casamento e óbito. Para que o atendimento seja realizado é necessário que seja apresentado CPF e comprovante de residência.

 O evento contará ainda com ações do Sesi Cidadania como corte de cabelo, projeto Cozinha Brasil, retirada da primeira via do CPF, recreação, animação, pintura de rosto, bola mania e brinquedos infláveis, oficina de xadrez e atividades culturais de teatro.

 O Grupo Proa estará presente para aferir a pressão arterial dos moradores. O Instituto Marquês de Salamanca levará para o evento a oficina de artesanato com customização de bolsas, camisetas e cabides com retalhos.