Choque de Ordem multa 11 estabelecimentos em Copacabana

Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizaram nesta quarta-feira (20) uma operação Choque de Ordem para coibir a ocupação irregular das calçadas e multaram 11 estabelecimentos comerciais por expor indevidamente mercadorias em via pública nas ruas de Copacabana, na Zona Sul.   

A fiscalização apreendeu mercadorias expostas indevidamente nas calçadas: 6 triciclos, 3 carrinhos para transportar mercadorias, 2 placas publicitárias, 17 caixas de pão, 1 boneco manequim e 7 mil panfletos de propaganda comercial que eram distribuídos. Agentes de Controle Urbano da Seop também apreenderam com ambulantes não autorizados: 73 mídias piratas e 150 kg de frutas. 

Agentes da Vigilância Sanitária, que deram apoio à operação, inspecionaram estabelecimentos comerciais e emitiram 4 multas em 3 estabelecimentos comerciais por irregularidades como: falta de higiene e alimentos em temperatura inadequada. O valor total das multas aplicadas chega á R$ 4.600. Os estabelecimentos autuados foram: Shopping das Carnes, Supermercado Ultra e Like´s Bar. Durante a ação, foram multados 8 veículos estacionados em local proibido. 

- Não vamos admitir a privatização das calçadas por estabelecimentos comerciais que  atrapalham o direito que o pedestre tem de ir e vir – disse Marcelo Maywald, subsecretário de Ordem Pública. 

Participaram da operação 40 homens, entre: agentes do Grupamento de Ações Especiais da Seop, Guarda Municipal, Comlurb, Vigilância Sanitária, fiscais de Atividades Econômicas (FAE), que contaram com o apoio de policiais militares.