Mais de 70 mil vagas estão abertas para cursos gratuitos no Rio

Inscrições vão até dia 16 de julho e devem ser feitas no site da Faetec. Sorteio das vagas será no dia 18

Para quem quer se qualificar para buscar um emprego, o segundo semestre começa com ampla oferta de vagas nos cursos gratuitos profissionalizantes e de qualificação da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. 

A partir desta segunda-feira (4), estão abertas as inscrições para cerca de 70 mil vagas em cursos oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) de todas as regiões do Estado, além de outras unidades da Faetec. Esse total inclui também 2.860 vagas para cursos a distância (EAD).

A novidade desta rodada de vagas está na inscrição dos candidatos, que só poderá ser feita pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Para isso, basta acessar o link "Cursos Profissionalizantes - FIC / Inscrições Online". Na página, os interessados encontrarão todas as informações necessárias para fazer a inscrição. 

Quem não tiver acesso à internet pode procurar a própria unidade dos CVTs e Ceteps em que deseja cursar ou a unidade da Faetec Digital mais próxima da sua casa para realizar a inscrição. Monitores e funcionários auxiliarão no processo de inscrição.

As inscrições vão até o dia 16 de julho. O sorteio das vagas, aberto ao público, ocorrerá no dia 18. A listagem será divulgada no site da Faetec no mesmo dia. A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 18 a 22 de julho. Para se matricular, os candidatos contemplados no sorteio devem comparecer à unidade escolhida para cursas levando os originais do documento de identidade, do CPF e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem a partir dos 16 anos e está no Ensino Fundamental. Os requisitos de idade e escolaridade mínima variam de acordo com o curso.

Início das aulas

O início das aulas dos cursos profissionalizantes está marcado para o dia 1º de agosto. Todos os alunos matriculados em cidades que possuem o sistema de bilhetagem eletrônica vão receber o Rio Card para o pagamento das passagens do trajeto de suas residências até a unidade da Faetec.

A página da Faetec na internet (www.faetec.rj.gov.br) tem informações sobre todos os cursos profissionalizantes oferecidos em todo o Estado do Rio de Janeiro e em quais unidades os candidatos poderão cursá-los. Outras informações também podem ser obtidas pelos telefones (21) 2332-4085 e (21) 2332-4083.