Nos dias 5 e 7 de julho, estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro promovem uma ação especial com a comunidade do Morro Dona Marta. Eles vão ministrar um curso sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros para 17 agentes comunitários.
A ação faz parte do projeto ‘Pequenas ações salvam vidas” e contará com aulas teóricas e práticas sobre como agir no primeiro atendimento a vítimas de parada cardíaca, queimaduras, fraturas e obstrução de vias aéreas. O objetivo é capacitar os agentes comunitários para atuarem em momentos de emergência e acidentes.
Segundo Marcos Freire, professor do Departamento de Cirurgia da UFRJ, os agentes comunitários são pessoas que auxiliam os moradores em situações críticas, por isso o curso é voltado a eles. “Queremos torná-los verdadeiros agentes multiplicadores do conhecimento para todos da comunidade”, afirma o médico.
As aulas práticas terão simulações com manequins de adultos e crianças, incluindo tratamento de feridas e queimaduras, entre outros equipamentos para simular situações de emergência. Para avaliar o resultado do curso, serão aplicados três testes de conhecimento em momentos distintos: antes, depois e um mês após o evento. Os dados colhidos no projeto vão servir de base para estudos científicos na Universidade.
O projeto ‘Pequenas ações salvam vidas’ é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, LATE, do Departamento de Medicina da UFRJ, que realiza diversas ações para levar conhecimentos médicos à população. Para o idealizador do projeto, Francisco Machado, diferente de outros países, as comunidades brasileiras ainda são carentes de treinamentos e informações sobre atendimentos de saúde e primeiros socorros.
SERVIÇO:
Curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros
Local: Clínica de Saúde da Família Santa Marta
Data: 5 e 7 de julho
Horário: 17h às 20h