O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) informou nesta terça-feira, por meio de nota, que não será mais responsável pela substituição da tela que contorna o trajeto do bondinho de Santa Teresa. Segundo a assessoria do instituto, como a responsabilidade do órgão é garantir apenas a conservação do patrimônio, ficou acertado, em reunião realizada ontem, que a substituição da tela será feita pela Secretaria Estadual de Transportes do Rio.
De acordo com o Iphan, a secretaria também será responsável pelo projeto de substituição do sistema de proteção do bondinho. "Vamos apenas avaliar se os itens desse projeto estão adequados ao monumento, no sentindo de não causar danos ou poluí-lo visualmente", afirmou o órgão.
Na nota, o instituto destacou ainda que "nunca criou qualquer obstáculo à manutenção e à conservação desse equipamento, até porque o mesmo não faz parte do bem considerado tombado" e recomenda a restauração da rede elétrica do local e dos postes de iluminação e sustentação dos cabos de energia, "uma vez que esses também apresentam problemas que podem causar danos ao monumento".
Na última sexta-feira, o turista francês Charles Damien Pierson, 24 anos, morreu após cair do bondinho, no centro do Rio. Ele se desequilibrou quando tentava tirar uma fotografia, como muitos turistas fazem durante o passeio.