Representantes da delegação chinesa estiveram no Rio de Janeiro esta semana para conhecer a estrutura dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM. De terça-feira, 24, até sexta, 27, eles conheceram instalações que sediarão competições e vilas que abrigarão atletas, além de serem atualizados sobre o andamento da organização dos Jogos da Paz, que acontecem de 16 a 24 de julho.
No primeiro dia de visita, o grupo chefiado pelo General Chaoying Yang, da Embaixada da China em Brasília, e pelo Coronel Yingbiao Chen, Diretor de Treinamento de Esportes Militares do país, conheceu o Estádio Olímpico João Havelange, o CEFAN e o ginásio do Maracanãzinho. O Capitão de Mar e Guerra Marcio Agnese e o Capitão de Mar e Guerra Pedro Tkotkz, integrantes do Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos Jogos Rio 2011, acompanharam a comitiva, que aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a estrutura oferecida aos atletas em cada um dos locais visitados.
“Achei ótima a idéia de chamar a competição de Jogos da Paz. Vai ao encontro à proposta do CISM de promover a paz através do esporte e a amizade entre atletas militares. A China participou das quatro edições anteriores da competição e esta é a que está tendo a melhor preparação. Nosso principal objetivo é aumentar o entendimento mútuo entre nosso país e outras nações”, disse o Coronel Chen. Acompanharam o Coronel Chen e o General Yang os coronéis Yuemei Zhang e Hengsheng Hu, os tenentes coronéis Nianhua Zhang, Junpeng Ren e Kedan Zhao e o Maj Wanli Ji. Antes da delegação chinesa, representantes de outros três países – Canadá, Estados Unidos e Catar – já fizeram a mesma visita guiada. O objetivo é conhecer minuciosamente cada instalação, distâncias e detalhes das acomodações dos atletas nas Vilas.
No último dia de atividades, o Coronel Chen manteve os elogios. "Fiquei muito satisfeito com a visita. Pude perceber três pontos importantes ao longo desses dias: que o Ministério da Defesa do país está bastante atento à realização dos Jogos no Brasil; que o Rio de Janeiro oferece excelentes serviços de hospitalidade; e que o Comitê de Planejamento está fazendo um trabalho eficiente para realizar uma grande competição", afirmou. A comitiva passou também, ao longo da semana, pelas Vilas Verde e Azul, Centro Nacional de Tiro Esportivo, Parque Aquático Maria Lenk, AMAN, aeroporto de Resende, entre outras instalações.
De 16 a 24 de julho, o Rio de Janeiro será sede da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares do CISM, os Jogos da Paz, que reunirão por volta de 6 mil atletas de mais de 100 países.